Líder do Irã? “Terá de obter a nossa aprovação. Se não, não durará”



Em entrevista à emissora norte-americana ABC, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o novo líder do Irã terá de obter o aval dos Estados Unidos.

“Ele terá que obter a nossa aprovação. Se não conseguir, não vai durar muito tempo”, disse o líder norte-americano.

No Irã, o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, respondeu que a escolha do sucessor do líder supremo cabe exclusivamente ao povo iraniano.

“O sucessor do aiatolá Ali Khamenei é uma decisão que pertence ao povo iraniano e a mais ninguém”, afirmou o chefe da diplomacia iraniana.

Segundo vários membros da Assembleia de Peritos do Irã, órgão clerical responsável por essa decisão, o novo líder supremo foi escolhido hoje, mas o nome ainda não foi divulgado publicamente.

Enquanto isso, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e Donald Trump conversaram por telefone neste domingo sobre o conflito no Oriente Médio, informou Downing Street.

De acordo com um porta-voz do governo britânico, os dois líderes discutiram a situação regional e a cooperação militar entre os Estados Unidos e o Reino Unido.

A conversa também incluiu o uso de bases da Royal Air Force (RAF) para apoiar operações de defesa coletiva de aliados na região.

Starmer também apresentou condolências a Trump pela morte de militares norte-americanos em ataques atribuídos ao Irã.

O governo britânico reiterou que Londres não participou de operações ofensivas contra o Irã, embora tenha autorizado o uso de suas bases para operações defensivas.

Leia Também: Irã raciona abastecimento de combustível após ataques



Fonte:Notícias ao minuto

Loading...
G-85M2RY8Z3B