Juiz federal determina desocupação da ponte entre Brasil e Peru

DEPUTADO NIM
Prefeitura

Os refugiados acampados na Ponte da Integração (Bolpebra), localizada entre os municípios de Assis Brasil, no (Acre), e Iñapari (Peru), terão que deixar o local. A ordem veio da Justiça Federal que acatando um pedido do governo brasileiro. Desde o início de fevereiro, cerca de 300 refugiados, na sua maioria de haitianos, ocupam a estrutura na extensão brasileira.

Prefeitura

Foto: Alexandre Noronha/Amazônia Real

Os refugiados esperam com a ação pressionarliberação das fronteiras terrestres do Peru, fechadas desde março do último ano devido à crise de Covid-19, para que possam abandonar o Brasil.

De acordo com o juiz a “manifestação passou a perder seu direito de lícita e legítima”. Segundo ele é impossível ao governo brasileiro atender ao pedido dos refugiados.

Foto: Alexandre Noronha/Amazônia Real

A tomada da estrutura deverá reunir policiais federais, rodoviários, Força Nacional de Segurança, além de policiais militares do Acre. A reportagem apurou que o juiz federal ordenou que aconteçam prisões em flagrante dos imigrantes que possivelmente se negarem a respeitar a determinação judicial.

Foto: Alexandre Noronha/Amazônia Real

Os governos do Brasil, Peru e da Bolívia alegam que o bloqueio da ponte pelos refugiados tem causado danos econômicos, inclusive com filas de veículos se formando há quase um mês. Eles também alegam o risco de desabastecimento de mercadorias e combustíveis nos país.

Fonte – News Rondônia
Prefeitura
Loading...

G-85M2RY8Z3B