(FOLHAPRESS) – Os brasileiros pretendem gastar 13% a mais com compras de Natal neste ano e pretendem parcelar as compras no cartão de crédito, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).
A data deve movimentar R$ 53 bilhões em todo o país, alta de 7% em relação a 2024. Neste ano, 62% dos consumidores pretendem comprar presentes e devem gastar, em média, R$ 503. No ano passado, o gasto médio ficou em R$ 446.
O principal meio de pagamento será o cartão, apontado por 48% dos entrevistos. O Pix, meio mais popular hoje no país, ficou em segundo lugar e deve ser usado por 43%, e o dinheiro, por 37%. Entre os que vão optar pelo cartão de crédito, oito em cada dez dizem que vão parcelar as compras (76%).
Quando o recorte é feito por região, o cartão também segue líder e é o meio de pagamento preferido por 60% dos consumidores no Centro-Oeste, 58% do Sudeste e 49% do Sul. Já entre as faixas etárias, o cartão lidera entre quem tem de 35 a 44 anos (52%), e de 45 a 59 anos (47%).
O levantamento ouviu 1.922 pessoas entre os dias 10 e 11 de novembro, por meio de entrevistas pessoais e individuais em todas as regiões do país.
ROUPA E BRINQUEDO LIDERA; LOJA FÍSICA É PREFERIDA
Entre os presentes mais citados na pesquisa de intenção de compras estão roupas (56%) e brinquedos (36%). Perfumes e cosméticos aparecem em terceiro lugar, com 16%, seguidos por alimentos e bebidas e eletrônicos, ambos com 6%. Depois, vêm acessórios (4%), eletrodomésticos (3%) e bicicletas (2%).
A loja física é o meio preferido pelos entrevistados. Dentre os que pretendem comprar presentes neste Natal, 71% optam pelas lojas físicas e 31% dizem que vão comprar online. As compras presenciais são prioridade em todas as regiões: Norte, com 81%; Nordeste, com 76%; Sul, com 70%; Centro-Oeste, com 69%; e Sudeste, com 66%.
Quando o recorte é por faixa etária, os mais velhos preferem ainda mais o comércio tradicional. Do total, 81% de quem tem 60 anos ou mais disseram que vão ir até a loja. Entre os jovens de 18 a 24 anos o índice é de 66%.
Os jovens também são os que demonstraram maior intenção de comprar, mas são os mais velhos que pretendem gastar mais. Do total, 76% dos que têm 18 a 24 anos e 73% de quem tem de 25 a 34 anos deve presentear alguém.
O tíquete médio dessas faixas etárias ficou em R$ 372 e R$ 467, respectivamente. Para os mais velhos, são R$ 576 para o público acima de 60, enquanto entre quem tem de 59 a 45 anos o valor cai para R$ 543, e de 35 a 44 anos a média fica em R$ 516.
Fonte:Notícias ao minuto



