Um preso que seria executado nesta quinta-feira (13) foi poupado minutos antes da aplicação da injeção letal no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, após receber um indulto do governador Kevin Stitt.
A execução de Tremane Wood estava marcada para as 10h (horário local), mas o governador decidiu aceitar a recomendação do Conselho de Indultos e Liberdade Condicional e comutou a pena de morte para prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional.
Governor Stitt Accepts Pardon and Parole Board’s Recommendation. https://t.co/S969sDX7or
— Governor Kevin Stitt (@GovStitt) November 13, 2025
O caso de Wood, de 46 anos, aconteceu 2002, quando um assalto a um hotel em Oklahoma terminou com a morte de um jovem imigrante de 19 anos que trabalhava como agricultor no estado de Montana. Condenado à morte pelo crime, Wood sempre afirmou ser inocente da acusação de homicídio, alegando que quem matou a vítima foi seu irmão, Zjaiton, morto na prisão em 2019.
“Não sou um monstro, não sou um assassino. Nunca fui”, declarou Tremane em um vídeo divulgado por sua defesa. A advogada reforçou que o irmão dele havia confessado ter cometido outros assassinatos.
Antes da decisão do governador, a defesa chegou a recorrer à Suprema Corte dos Estados Unidos para tentar impedir a execução, mas o pedido foi negado. Procuradores insistiam que Wood representava perigo à sociedade, alegando que ele continuava a cometer crimes dentro da prisão, como tráfico de drogas, contrabando de celulares e incitação à violência entre detentos.
Desde que assumiu o cargo, há sete anos, o governador Kevin Stitt concedeu clemência a um condenado à morte apenas uma vez até esta decisão que salvou Tremane Wood da execução.
On November 5, the Oklahoma Pardon and Parole Board voted 3-2 to grant clemency for Tremane Wood—who is wrongfully serving time on death row for a murder he did not commit. Now, his life is in the hands of the Governor.
If you believe in justice, now would be the time to use… pic.twitter.com/LHhJDjvdlR
— Cyndi Munson (@CyndiMunsonOK) November 13, 2025
McALESTER, Okla. (AP) — Oklahoma governor spares life of death row inmate Tremane Wood just before scheduled lethal injection. pic.twitter.com/TSI04oWq5o
— philip lewis (@Phil_Lewis_) November 13, 2025
Fonte:Notícias ao minuto



