Em Ji-Paraná foram registrados 38 casos relacionados ao suicídio em 2022, sendo 18 consumados e 20 tentados
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde, o suicídio passou a ser a 3° causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil.
Transtornos mentais vinculado à depressão, bipolaridade e abusos de drogas tem sido o fator principal que desencadeia o ato de tentar ou tirar a própria vida.
A questão do desemprego, sensação de vergonha, desilusão amorosa e antecedentes de doenças mentais também tem contribuído para a estatística.
O intuito da apresentação deste triste relatório em Ji-Paraná é para reforçar a divulgação do número 188, o CVV – Centro de Valorização da Vida, canal este que é tão pouco conhecido pela população, o qual realiza apoio emocional à prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
O referido relatório também tem como objetivo solicitar para que as igrejas de Ji-Paraná passem o orar e se inteirar mais sobre o tema, quem sabe criando grupos de apoio e acompanhamento às pessoas que apresentam sintomas de vulnerabilidade, não somente abordar o assunto em épocas de campanha do Setembro Amarelo.
Primeiro dia do ano
Prova do alto índice, é que já na noite deste domingo 1 de janeiro uma mulher foi socorrida após tentar se matar com um fio no bairro Riachuelo em Ji-Paraná.
Texto – Sargento Jean César – Edição: Jornalista Jean Lemos.