O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva aumentando a tarifa sobre produtos canadenses de 25% para 35%. “O Canadá não cooperou para conter o fluxo contínuo de fentanil (uma droga sintética) e outras drogas ilícitas e retaliou contra os Estados Unidos pelas ações do presidente para lidar com essa ameaça incomum e extraordinária aos Estados Unidos”, diz comunicado da Casa Branca divulgado nesta quinta-feira, 31.
“Em resposta à contínua inação e retaliação do Canadá, o presidente Trump considerou necessário aumentar a tarifa sobre o Canadá de 25% para 35% para lidar efetivamente com a emergência existente”, diz documento.
A Casa Branca observou, contudo, que mercadorias qualificadas para tratamento tarifário preferencial sob o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) continuam não sujeitas às tarifas do Ieepa Canadá. A Ieepa é a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, que Trump tem invocado para conseguir as taxas extras a seus parceiros comerciais.
Em caso de desrespeito, mercadorias transbordadas para fugir da tarifa de 35% estarão sujeitas, em vez disso, a uma tarifa de transbordo de 40%, disse a Casa Branca.
Fonte:Notícias ao minuto